“Buy less, choose well, make it last” (Vivienne Westwood)

O que é um guarda roupa cápsula ?

Você já deve ter ouvido este nome por aí, mas o que seria exatamente isso?

A ideia de um closet “cápsula” vem da ideia de consumo consciente, maior praticidade e menos consumismo. O meio ambiente agradece ! Além do fato de assumirmos uma postura mais consciente em relação ao consumo e organizar melhor nossas finanças.

Em primeiro olhar não parece nada fácil para nós mulheres. Gostamos muito de coisinhas, comprinhas, acessórios e badulaques e principalmente opções! Ter muitas peças para variar o look, não repetir roupas… Sempre presas a ideia de que um dia iremos usar, ou uma hora ou outra iremos precisar. A verdade é uma só: Não precisaremos nem usaremos todas as roupas e sapatos que adquirimos durante a vida. Temos nossas peças favoritas e as que nos caem melhor. E podemos repetir roupa sim, não é nada deselegante, bem pelo contrário, mostra que sabemos gastar bem nosso dinheiro e temos consciência do mal que a ideia do descartável não é uma ideia inteligente.

Nem sempre sabemos disso e acabamos caindo na armadilha de comprar mais e mais na expectativa de alcançar o “estilo ideal”.  Muitas vezes sem saber qual é o nosso verdadeiro estilo pessoal.

Na consultoria de imagem descobrimos e assumimos nosso verdadeiro “style”, sem medo de mostrar-lo ao mundo. Sem precisar estar parecida com “esta” ou com “aquela” para  sentir-se segura e auto confiante.

Vivemos em um universo democrático, cabem muitos estilos e modos de ser e vestir.

Aprender o que gostamos, o que combina com nossa personalidade e o que nos cai bem, é um exercício de autoconfiança e autoconhecimento. Isso vai além do vestir, é claro, vale para a vida pessoal, profissional e nossas escolhas em geral, não é assim ?

Mas voltando ao nosso “cápsula closet”, quais as vantagens de buscar este modelo?

Muitas! Acreditem!  Ao longo deste post tenho quase certeza que vão concordar comigo.

PEÇAS CHAVE PARA QUALQUER CLOSET

Se você pudesse condensar seu guarda roupa em 15 peças quais seriam?

Apesar de nós mulheres adorarmos umas comprinhas, novidades e adquirir novas tendências, eu acredito que no fundo temos o sonho de um closet mais condensado, funcional e com muitas possibilidades.

Adquirir pouco e saber multiplicar o que temos, variando as combinações e acessórios. Este é o espírito do consumo consciente e não menos da consultoria de imagem!

Saber usar seu closet de forma inteligente e criativa, muitas opções de looks, gastando menos. Saber o que nos valoriza em  termos de modelagens, tecidos, cores e estampas, diminui a necessidade de consumo e principalmente, revela a nossa melhor imagem, a imagem que realmente nos representa.

Adquirir peças clássicas, de boa qualidade, que duram um tempão e realmente  usá-las, variando suas combinações.

Afinal, cada peça tem uma história, muitas pessoas envolvidas na sua pesquisa, criação, desenvolvimento e confecção ! Usar uma vez e já encostar é no mínimo injusto e sem propósito!

E com o passar do tempo, adquirir quando necessário, ítens de moda, acessórios, clutches, cintos, lenços,  sapatos coloridos, ou até mesmo peças das tendências, para enriquecer e multiplicar o que já temos. Valorizar o que se tem sempre é a melhor escolha, em qualquer contexto.

Gostaria de colocar apenas 10 peças nesta lista mas achei demais complicado! Mas 15 é um bom número! Temos os acessórios para colorir modificar e trazer diferentes atmosferas.

 

CASACÃO

 

Claro que não é toda cidade que o clima pede o uso de um casacão como Curitiba. Mas pelo menos um vez no ano, ou para lançar mão em viagens para terras mais frias. Faz-se necessário ao menos um coringa quentinho. Quanto mais neutro, mais versátil. E nada impede de adotar o seu casaco invernal um style mais fashion, colorido, ou ainda um animal print, que atualmente virou estampa quase neutra.

Aliás, como a moda e democrática e não tem mais a regra de usar tudo “combinadinho”.

E isso é libertador, não é mesmo? Poder usar o seu casacão com camiseta, vestido, saia, além do jeans e da pantacourt é bastante prático e não menos estiloso!

Na Europa, isso já é bastante usual. Ter um casaco quente para as estações frias, ou até para várias  estações. É muito comum vermos nas casas um cabideiro na porta de entrada, onde ficará o seu companheiro casaco por longo período de inverno. E lá vai ele acompanhando vários looks! Prático não é ?

 

 

BLAZER

 

Ahhh como é bom ter um blazer. Peça clássica para ser usada com roupa mais sofisticada ? Na, na, ni, na, não ! Fica lindo demais com roupas esportivas, tênis, T-shirt,  saias, vestidos florais …

Também com as peças mais clássicas, elevando a sofisticação. O estilo vai ser ditado pela composição. Peça coringa é aquela que muda o resultado final, dependendo da sua composição, pode ser usada na casualidade e no requinte, durante o dia e durante a noite.

Listado, tweed, xadrês , tons neutros ou coloridos … Aí vai do seu estilo e da sua necessidade. O cinza mescla é uma opção bem interessante. Um bom corte, caimento bacana valem muito na hora de adotar seu amigo blazer para todas as horas.

SAIA MIDI PRETA

A moda que virou clássica. Uma peça vira clássica justamente quando seu uso se multiplica. Quando pode passear por estilos, ocasiões e combinações diversas.

Antigamente a saia MIDI era um ícone do estilo clássico , em geral mais reta, acompanhada de peças sofisticadas, camisas de seda e “Tyers”. Foi repaginada em sua modelagem, ganhou novos tecidos, texturas, plissados, fendas e babados. O termo MIDI se refere ao comprimento abaixo do joelho. A peça que foi trazida para o casual, gerou uma infinidade de composições, das mais inusitadas e veio à tona com força total no “street-style”. E é essa moda urbana das pessoas comuns que mais encanta e dita tendência, afinal a regra de hoje é usar o que quiser, o que gostar, experimentar e ousar novas composições.

Uma Midi preta, hoje, é item básico que compõe quase todos os estilos de closet!

 

VESTIDO FLORAL

A não ser para quem não gosta de vestidos, esta peça é muito interessante. Eu particularmente amo! Símbolo de feminilidade, podendo ser romântico ou sexy, casual ou sofisticado. O queridinho da maioria das mulheres.

E se você puder usar seus vestidos à noite e de dia? Com tênis ou com salto? Ideia sedutora e prática.

Com a variedade de estilos,  tecidos e estampas, fica difícil ter um só. Mas um lindo vestido longo e estampado pode ser usado de váriis jeitos.

Usar aquela peça que amamos inúmeras vezes, não tem preço ! Adote um vestido e “voilà”!

 

JAQUETA COURO

A minha querida e amada jaqueta de couro preta . Já faz parte de mim ! Essa sim vale apena investir em um modelo bem bacana,  com ótimo caimento, qualidade de material, pensando na sua  durabilidade . Lembre-se que alguns modelos de couro sintético não são nada adequados em termos de sustentabilidade. E menos ainda em durabilidade. Nada adianta comprar uma jaqueta barata que se diz “couro ecológico” se ela irá se desintegrar literalmente em menos de um ano, torna-se um produto descartável, não é assim? É aquela velha história, o barato sai caro e não somente para o bolso.

Então, escolha o estilo que combina com você, material durável, uma cor neutra ou coringa para seu closet e se joga! Biker, Clássica, Ombro Princesa, Estruturada, Customizada…

Posso garantir a vocês, não existe peça mais coringa do que esta, vale apena escolher bem a sua!

 

 

CAMISETA BRANCA

Sobre esta peça não tem muito o que falar. Simples assim, camiseta ou T-shirt se preferir.

Todos os estilos, todas as estações, todos os lugares, quase todas as ocasiões. Tão básica, barata, tão simples e tão descolada. Tem o poder de transformar o look. Um terninho ou “tailleur” fica mais casual; com um acessório chamativo torna-se mais descolada. Trás leveza e simplicidade ao visual. Poder de gerar o contraste de estilos, “hi-lo” ou simplesmente equilibra o estilo das peças. Simplesmente adoro! A branca é a minha favorita, mas as coloridas e com estampas, escritos, personagens e até mesmo as temáticas como “rock in roll”, um charme só. Aposte nos contrastes !

 

 

CAMISA BRANCA

A Camisa branca, clássica. Moderna e tradicional. É ela, a eterna camisa branca.

Acompanha os looks mais clássicos e formais mas não fica de fora das mais diversas combinações fashion e criativas. Coringa ao máximo, passeia pelo dia, pela noite, pelas festas, pelo verão, outono e inverno. No escritório e até mesmo em um fim de semana despojado com tênis e jeans ou mesmo com shorts e sandálias. Não dispensa as saias longas ou mais curtas. Com saia lápis fica um charme só. Neste caso os acessórios e sapatos ditarão o estilo !

Muito adequada para as sobreposições fazendo um estilo mais criativo. Não poderia ficar de fora do nosso closet cápsula, não e mesmo ?

 

SCARPIN

O que dizer sobre nosso queridinho scarpin ? Não podes viver sem ele ! É o símbolo da feminilidade, ícone de design, sexy, charmoso e não menos elegante. E ele vai com tudo sim ! Experimente não apenas o mais óbvio, calça reta, flare, MIDI ou saia lápis e ainda vestidos deslumbrantes. Jeans, shorts, calça estilo esportiva, que tal ?

Já que a moda é democrática e não existem mais regras rígidos, use e abuse do seu scarpin.

Os coloridos trazem mais leveza e atualidade ! O formato é mágico, alongam as penas com seu salto e bico fino. Não é atoa que é o modelo mais desejado do mundo, carro chefe da marca de sapatos mais famosa de todos os tempos, personagem de filmes de moda. É praticamente um símbolo da moda, desde “Diabo veste Prada”, “Sex and the city” até a nossa eterna “Cinderela” dos contos de fada ! Eu sou suspeita para falar dele, acho o seu desenho simbólico e traduz muito o universo feminino. Não é à toa que a logo do meu blog “Cinderelamudoudeideia” é o nosso querido amigo “scarpin”!

 

TÊNIS

 

O tênis nos acompanhou por toda vida, não é?

Quando crianças, adolescentes, esportes, acampamentos, viagens. Nada mais comum.

A novidade é  a sua composição com saias, vestidos e looks mais sofisticados. Aliás não é mais novidade desde que começou a aparecer nas passarelas e looks de celebridades. Como falei no post anterior, caiu tanto nas graças do povo que parece sempre ter estado no auge. Pode trazer polêmica para as mais clássicas e conservadoras. Parece desconfortável para as adeptas ao sempre salto, seja pela altura, seja pelo alongar da silhueta ou ainda pelo simples hábito. Uma novidade! Nem sempre os looks com tênis achatam ! Depende de como será usado, calça, saia, comprimentos e cores. É a mágica da consultoria de imagem e seus truques de morfologia corporal.

Para quem usa com naturalidade não parece nada polêmico e completamente confortável . Vale apena experimentar algumas variações, e volto a dizer: Não há nada mais libertador do que poder estar confortável e estilosa ao mesmo tempo. É um quebra de paradigma!

Deixo o convite a vocês, para quem resiste, experiente ao menos ! Para quem já usa, abuse e misture como quiser! O charme está nos contrastes.

 

JEANS

Acho que não irei falar nada. O jeans é o jeans, simples assim . Muda a modelagem, a barra, a altura da cintura, a lavagem e está sempre em alta. Eterno e indispensável.

Hoje, felizmente, todos os modelos e lavagens são permitidos. Isso não é o máximo ? Cada um escolhe seu favorito e casa !

TRICOT

Friozinho, casual, “comfy”. Simplesmente necessário. Charmoso também, vários modelos ? Sim! Os compridos e largos estão em alta seguindo a onda das “oversized jackets”. Pois a moda segue uma lógica, uma linha, uma tendência e você irá enxergar esta letra em diversas peças . A linha é comfy, larguinhos, mistura de estilos, pegada unissex. Essa é a magia da moda ! A leitura de cada um, a reinvenção, a criatividade, a viagem no tempo e a expressão dos pensamentos e comportamentos da atualidade !

BOTA

A bota de cano baixo é muito versátil.  Os calça jeans, pantacourt, saia mini, midi, saia longa, verão inverno, com meia, sem meia …

Variando o salto, ela pode dar mais casualidade ao look , um vestido, por exemplo, pode tornar-se mais casual quando usado com botinha. Com a jaqueta de couro ou jeans, fecha um look que passa o dia e vai para a noite a fora. Assim como, uma saia longa, leve e estampada sai do verão e passeia pelo outono e inverno usada com um maxi-tricot ou camisa. E a bota cano curto trás toda essa versatilidade.

SANDÁLIA NEUTRA

 

É a opção mais fresquinha para o scarpin. Um toque de glamour ao visual. Pezinho de fora, tirinhas  finas para alongar, trazem delicadeza e leveza. Super feminina! Acompanha as regras do scarpin, vai com tudo ! Seja de salto alto ou rasteira, vai muito bem como ítem coringa.

 

TUBINHO PRETO

“Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida, um vestido preto e um homem que a ame” . Já dizia Coco Chanel . A necessidade desta peça no closet dispensa comentários ! “Tubinho preto” ou “pretinho básico”, para mil e uma possibilidades, ocasiões, estações e estilos. Simples e universal!

PUFFER JACKETS

 

A tradicional “japona” ou jaqueta esportiva, ou ainda “comfy” jacket” , independente de como queira chamar, a “puffer jacket” ganhou nova leitura e novas combinações. Sempre útil, dia a dia nas cidades frias, viagens e agora na versão “composições mais fashion”, com saias vestidos e saltos ! Um peça esportiva aliada a moda redesenhando seu conceito.

 

KIT BÁSICODEACESSÓRIOS

Colares, brincos, pulseiras, bolsas, cintos, clutches, lenços, chapéu, toucas, óculos de sol e valem também os acessórios de cabelo ou penteados estilosos! Para acompanhar seu closet cápsula e dar-lhe o poder multiplicador, criatividade e acessórios!

 CLOSET CÁPSULA !

Um assunto muito bacana para pensar e talvez até colocar em prática!  Consumo consciente, ecologicamente correto, financeiramente viável e indicado, emocionalmente mais estável, melhor modelo de consumo aos nossos filhos. Só vantagens!

Repare nos look do post, como eles conversam entre si. Todos têm algum ou vários elementos do “closet-cápsula” sugerido. Viram como podemos nos vestir bem, variar muito, com menos peças ? E como os acessórios e formas de usar podem gerar a multiplicidade de looks?

Além de obter um guarda roupa condensado, variar mais as peças que temos ao invés de comprar cada vez mais, existem milhares de outras ações bacanas que se pode adotar. Pensar sobre sustentabilidade e consumo consciente, desde o como a peça é confeccionado, mão de obra, matéria prima, poluição do meio ambiente, comportamento do empresário de moda e do consumidor final! O importante é cada um refletir na sua participação nesta história toda !

Para saber mais sobre sustentabilidade e consumo consciente acesse o link :

http://www.jakandjil.com.br/sfa2018
E veja a campanha incrível que está acontecendo e cada vez mais se espalha no mundo fashion! Um prêmio será oferecido para o melhor projeto no mundo fashion que revele sustentabilidade.

O blog Cinderela Mudou de Ideia apoia a causa, assim como o Portal Curitiba Sua Linda. Eu, Priscila Campos, Mãe, Psicológa e Consultora de Imagem sou adepta e aplaudo a iniciativa e você ?

 

“The idea of  “Capsule-closet” refers to building a wardrobe with the least number of possible clothes, learning to vary the combinations. Buy less and use what you have. Buy less and check the origin of clothing as it relates to labor, raw material, quality and durability, thinking about sustainability, pollution of the planet and preservation of human rights with regard to the workmanship of the products and philosophy of the fashion company. It’s a change of behavior in front of the fashion things, in front of the life!”  (Priscila Campos)

 

Priscila Campos
Consultora de Imagem
Digital Influencer – Cinderelamudoudeideia – Blog
Colunista de moda do Portal Curitiba Sua Linda

Fotos Lainne Rosa, Priscila Fiedler, Eduardo Lima /Fotos pesquisa: Pinterest
Acessórios Atelier Luciana Lucena Collection, Francesca Romana Diana, Rita Faiad, Ótica Lens
Looks Priscila Campos: 
Loja Padrão, John John Denin, Canal , Converse All Star