“Caminhando contra o vento, sem lenço, sem documento…”

Caminhar no vento sem um lenço ou echarpe na bolsa não dá, não é mesmo! Nada como ter esta peça chave sempre na mão para as mudanças climáticas. Além do charme que proporciona ao visual, é um ítem super versátil. Milhares de estampas, centenas de looks e se a criatividade permitir, um lenço pode se transformar  em inúmeras roupas diferentes.

Nefertite, a rainha do Egito, direto do túnel do tempo, parece ter sido a primeira mulher a utilizar o lenço, misteriosa, ousada, usava na cabeça e com isso a peça recebeu o nome de “khat”.

Parece que ao longo da história o lenço sempre trouxe um ar de mistério, sensualidade, ousadia e poder. Mulheres ícones de beleza e sensualidade, literalmente poderosas, fizeram pulverizar o uso deste ítem que nunca saiu das revistas,  passarelas, vitrines, cinema e televisão!

Olha só que time:

Marilyn Monroe, Sophia Loren, Carmem Miranda, Brigitte Bardot, Audrey Hepburn e mais recentemente Sarah Jessica Parker.

Símbolos de beleza e “sex appeal”, mulheres que fizeram história no cinema, na música e na moda.

Dizem por aí que foi Marilyn que popularizou o uso do lenço como ítem fashion, mas tivemos algumas rainhas e princesas, bem antes disso, exibindo suas sedas estampadas.

Sem contar as dançarinas de dança do ventre, portuguesas e espanholas com seus lençoes bordados.

Há como esquecer da “Maia” do “Caminho das Índias” e da “Jade” da novela o “Clone”? É muita beleza e sensualidade. Novela, cinema, passarela, revistas, redes socias…

E é assim que a moda vai se reinventando !

 

Então, o lenço não sai de moda, é bacana,  é fashion, pode ser clássico e até esportivo dependendo do look que compõe, além da versatilidade que é indiscutível, inverno, verão, praia, vento. Cabe em um canto da bolsa, ótimo para levar em viagens, assim como comprá-los em nossas aventuras pelo mundo afora. Para dar de presente, é perfeito!

O mais famoso e clássico de todos é da marca Hermès, que nasceu em 1837, grife francesa, lançou e pulverizou o lenço de seda. Tamanho quadrado, tecidos nobres e estampas exclusivas!! Não encontrará outro igual ao seu.

Hoje em dia existem centanas de marcas de lenços, assim como estampas, tecidos, formatos e tamanhos. Preços dos mais variados que se possa imaginar!

E a forma de usar?

 

No pescoço e na cabeça são os jeitos mais comuns. Pode ser mais “chic”, ou mais casual. Podemos viajar nestas duas modalidades, amarrações, turbantes, nozinhos, lacinhos, soltinhos ao vento, pontas para cá, pontas para lá…

 

E o que dizer quando o lenço vira roupa? Muito criativo, alegre e  fashion. Amarrado no cinto, preso com bróche, costurado no vestido, enrolado na cintura para compor uma saia envelope, até mesmo sendo o próprio vestido.

Já dá para ter uma noção que o céu é o limite em matéria de lenços!!!

Agora é a minha vez, tomara que gostem!!!!

 

 

 

Fotos Paulo Guelmann

Fotos  pesquisa

Atenção especial para a Makeup artist Anelize Romão da Silva – Expert Beauty Center Barigui

Lenços Focalli

Texto Priscila Campos

Espero que tenham gostado!! Até o próximo post!!

 

 

 

FullSizeRender-20