“HOJE VOU COMEÇAR A CORRER…”
Parece que foi ontem, mas fazem 8 anos, após o nascimento do meu segundo filho, decido voltar a academia. Vejo uma mulher correndo na minha frente, leve, fácil, ouvindo música, parecia feliz e despreocupada. Decido então correr! Aquelas decisões rápidas, impensadas, quase impulsivas, que muitas vezes não escapamos. Após 5 minutos de corrida “meio rápida”, tive que parar por estar com uma taquicardia tão forte, tontura e falta de ar, tremor, beirando a sensação de desmaio…


Para a minha surpresa vejo a mulher saindo da esteira e havia uma gigante barriga de grávida, uns 8 meses imagino. Meu Deus!!!!, mesmo sem estar grávida quase caio dura na academia!
Foi aí que decidi, preciso dar um jeito nisso! E foi assim, 5 minutos, 10 minutos, 20 minutos.
Da Velocidade 7,0- 7,5 km/hs passei para 8-9,0.
Lembro como hoje que 9km/hs na esteira era quase insustentável.
Fui criando pequenos objetivos de distância e velocidade , sem prazos ou compromisso de conseguir, mas com disciplina britânica.
Aí valem os grandes ensinamentos da psicologia !
Para aprender um comportamento, a rigidez e disciplina no início é fundamental, afinal o exercício não é automático, bem pelo contrário, é moroso e forçado.
Após algum tempo de disciplina rígida aquilo passa a fazer parte da sua vida, do seu corpo. A facilidade e o prazer vem com o tempo. Só então, podemos flexibilizar.
Alguns pensamentos que boicotam sua meta:  “Já não fui ontem nem hoje,  não irei mais esta semana”.
O clássico “Nunca vou conseguir” , ou ainda “preciso estar motivado, somente assim conseguirei” . Acreditem, são todos falsos! No início, uma semana sem cultivar sua meta, joga sua motivação e condicionamento no chinelo. E não pode dizer “jamais conseguirei” sem nunca ter tentando do jeito certo.
A motivação é construída com treino, vem da prática da atividade em si e não o contrário.
Criar metas muito grandiosas e irreais é outra armadilha fadada ao fracasso. “Baby Steps”, como dizem, um passo de cada vez, devagar e sempre, somente assim construirá condicionamento e motivação para ir adiante!