Sobre essa história de Cinderela Mudou de Ideia, posso dizer que a musculação teve muita participação no meu caso. Mudou minha vida muito além da mudança física. Vou contar para vocês!

Este blog trás e trará mais, histórias de mulheres que resolvem “mudar de ideia”,  deixar hábitos ruins, encerrar histórias de infelicidade, parar de procrastinar, cuidar de sua auto-estima, além, é claro, ser mais feliz. Seja no trabalho, na vida afetiva, no estilo de vida, costumo dizer, mudar é sempre bom! A moda, beleza, lifestyle e fitness são o meu cenário para falar e incentivar estas mudanças e algumas paixões que fizeram muita diferença na minha história: Cinderela Mudou de Ideia.

Quando penso em uma frase que muitos dizem, principalmente nos dias atuais: “tenho tido momentos difíceis”, lembro da resposta de um grande amigo: “Difícil é não ter momentos!!!”. Isso é a mais pura verdade!!

Em psicologia, temos uma técnica de Terapia Cognitiva que chama-se DIREITOS X OBRIGAÇÕES. Listamos atividades que executamos no dia-a-dia classificadas como prazeirosas e de outro lado as obrigações, nem sempre satisfatórias. Com 40 anos me fiz uma pergunta: O que quero fazer na segunda metade da minha vida?? Isso me deu um pânico. A minha lista estava completamente desequilibrada! Decisão tomada: Vou ser mais feliz!!!

A corrida veio primeiro. Correr de verdade, sem enganação, me esforçar, evoluir. Isso já me trouxe para um cenário diferente. Parque, rua, pessoas correndo, provas de corrida, metas novas e uma rotina completamente diferente. A musculação veio depois. Após uma grande decepção, confesso, uma grande amiga disse: “Voce precisa sair de casa, ver pessoas, se valorizar mais…”   Fui empurrada. Sempre odiei musculação e tinha a crença de que iria aumentar minhas medidas, me deixar com braços e pernas grossos…

E foi assim que conheci Nicolau Zeghbi, o meu personal. Por algum motivo que não sei bem, desespero talvez, confiei nele cegamente.

Veja esta história!!!

Nicolau trabalha como personal na academia do clube Curitibano. É a pessoa mais disciplinada e sincera que conheço, além de viver espontaneamente de acordo com seus princípios e é muito competente. Soube entender meus objetivos, me convencer do que era importante e me incentivar na medida certa. Ele não imagina o quanto me ajudou! Assim, primeira regra, escolha um personal que confie e admire! Ter um profissional te orientando previne lesões desnecessárias e proporciona evolução muito mais rápida. Seus objetivos são trabalhados de forma personalizada. Temos que admitir, não temos o conhecimento técnico.

São quase dois anos deste nosso trabalho e os resultados são espetaculares. Não tenho braços ou pernas grossas, e sim definidos. Minha barriga durinha, muito satisfeita!

A corrida melhorou muito também com a musculação, me livrei de dores, nunca me machuquei, corro mais tempo e mais rápido graças aos exercícios de pernas, panturrilhas e pés. Além das dicas de treinos de corridas que vem de carona, pois ele é, como eu,  um amante da corrida.

Detalhe importante, a disciplina e o comprometimento são fundamentais, tanto do personal quanto do aluno. Por isso digo que admiro Nicolau, pela sua seriedade e envolvimento no progresso de seus alunos. Além da sua criatividade. Meus treinos nunca são iguais, cada dia usamos aparelhos diferentes, às vezes alguns exercícios de solo alternados com a bola, “Gym ball”, ótima para os abdominais e alongamentos. Muitas vezes tive preguiça, mas ter alguém a sua espera te obriga a ir, além do investimento financeiro. Perceber que eu evoluia e me esforçava para tal,  me fez resgatar muito da minha auto-estima. Fui me sentindo cada vez mais forte, no sentido amplo da palavra. Há muito tempo não conseguia realizar metas pessoais até o final. Procrastinava tudo aquilo que tinha a ver apenas comigo mesma.

 

Derrubei muitas crenças que tinha relacionadas a musculação:

A musculação não aumenta medidas, a não ser que você queira.

A musculação tonifica sim, fica durinha, persista que verás!

Barriga tanquinho não é sonho. É possível com o treino adequado.

Musculação ajuda a manter a forma sim, gasta algumas calorias e mais que isso, te mantém focada no seu próprio corpo, gerando maior cuidado com a alimentação.

Musculação diminui a presença de dores, lesões e desconfortos físicos, decorrentes de outras atividades físicas e do próprio dia-a-dia.

Melhora o humor. Ativa químicas de prazer no cérebro.

Previne a osteoporose.

Melhora a circulação, sendo assim diminui varizes, inchaços e dores nas extremidades.

Aumeta enormemente a disposição.

Fazer musculação não é chato, torna-se agradável na medida que evolui e vê os resultados.

Sem falar da grande amiga AUTO-ESTIMA, incontestável efeito de olhar no espelho e perceber as mudanças e melhorias! Bikinis serão bem vindos!! Maior auto-confiaça. Além da sensação de maior força e capacidade, o que vai além da parte física, acreditem.

Mesmo para quem está um pouco acima do peso, tonificar o corpo e definir as formas, já faz grande diferença e até incentiva o emagrecimento.

Só melhora o corpo quem toma suplemento ou quem malha todo dia? NÃO !! Depende muito da pessoa, alguns suplementos são bons sim, cada um com sua utilidade, mas seu uso deve ser bem personalizado e criteriosamente orientado por uma nutricionista. Evitando assim os excessos. Alerta ao perigo da sua utilização sem orientação!

Para mim o BCAA é o mais indicado, pois ajuda na recuperação muscular, preserva massa magra e não tem calorias. Excelente para quem corre.

Para quem tem mais lentidão no ganho de massa magra, ou tem como objetivo maior ganho muscular, o WHEY PROTEIN é o indicado. Proteína do soro do leite, pura e de alta absorção. Ajuda na recuperação muscular, tem ação anticatabólica, ou seja, aumenta a massa magra. Melhora também o sistema imunológico.

Uma avaliação física antes e durante processo é necessária.   Sem esquecer, é claro, que a alimentação mais saudável é fundamental. A nutricionista vai lhe orientar sobre o cardápio indicado para o tipo de esporte que pratica, horários das refeições X treinos e suplementos que combinam com seu corpo e com suas metas.

Quanto a frequência dos treinos, depende do seu objetivo e da sua facilidade no ganho de massa magra, ou ganho muscular. Eu por exemplo treino 2 vezes na semana, que é suficiente.

A minha dica de “blogóloga”, como me chama a grande amiga e nutricionista Madelon Saltori, comece já, não pense muito, marque um horário com algum personal, faça a matrícula em alguma academia, corra por 5 minutos. Simplesmente vá, empurrada mesmo. A motivação virá na sequência, fato comprovado cientificamente. A motivação começa após o início do comportamento. É reforçada em primeiro lugar pelo efeito “tarefa cumprida” ou iniciada, o que já eleva a sensação de eficiência. É seguida pelos primeiros ganhos originados da atividade em si, mudança do corpo, emagrecimento neste caso, o que eleva a auto-estima. Além das químicas cerebrais estimuladas pelo esporte em geral, que significa prazer e alegria instantaneamente! Então, começando em 3, 2, 1, já!!!

Só para exemplificar,  um ANTES E DEPOIS:

Enfim, para mim o esporte, especialmente a corrida e musculação, me impulsionaram a realizar uma série de mudanças, me fizeram mais feliz e melhoraram enormemente minha auto-estima. Queria dividir isso com vocês e incentivá-las nesta jornada. Mais dicas de treinos virão na sequência!

E acreditem, fato que eu jamais imaginei em minha vida era correr uma meia-maratona no cenário da cidade do Rio de Janeiro, com direito a recepção calorosa na chegada!!!

 

Fotos academia:  minhas e da minha amada filha Gigi

Fotos by Paulo Guelmann

Colaboraração no texto Nicolau Zeghbi, meu querido personal e amigo

Algumas informações técnicas Marisol Prado, amiga e parceira do blog, dona da empresa Monarca Suplementos.

 

IMG_8601

 

FullSizeRender-20